Impacto da pandemia de COVID-19 no Brasil sobre a ocorrência de surtos alimentares em domicílios: uma análise dos casos relacionados ao consumo de produtos de origem animal
Isabella Araújo de Oliveira, Eva Emília dos Santos, Gustavo Lucas Costa Valente
Resumo
Introdução: O consumo de produtos de origem animal pode causar surtos alimentares, agravados durante a pandemia de COVID-19 pelo aumento do preparo doméstico. Objetivo: Avaliar o impacto do isolamento social nos surtos relacionados ao consumo de POA. Metodologia: Dados de surtos de 2008 a 2021 foram analisados, com foco nos surtos de POA no primeiro ano da pandemia, comparando surtos domiciliares e extra-domiciliares dos demais anos. Resultados: Surtos domiciliares foram associados ao consumo de leite, carnes e pescados, com dificuldades na identificação dos agentes etiológicos durante a pandemia. Em 2020, o número total de surtos diminuiu provavelmente devido à subnotificação. Conclusão: Os dados obtidos durante a pandemia podem ter sido influenciados por subnotificação ou pela maior presença dos consumidores no ambiente domiciliar.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.