Abordagem didática integrada no ensino de micoses: produção de modelos tridimensionais e identificação microscópica
Resumen
O presente estudo teve como objetivo investigar a efetividade de uma abordagem didática integrada no ensino de micoses humanas por meio da produção de modelos tridimensionais representativos das principais categorias (superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas), avaliando a aquisição de conhecimento teórico e a capacidade dos estudantes de reconhecer, de forma microscópica, os agentes fúngicos relacionados aos modelos produzidos. Para isso, foram confeccionados quatro modelos didáticos representando diferentes tipos de micoses: pitiríase versicolor, esporotricose, criptococose e candidíase, com base em características clínicas e morfológicas descritas na literatura. A exposição ocorreu durante a “Semana Universitária 2024” da Universidade de Pernambuco. Os modelos foram utilizados em uma atividade extensionista com 111 participantes, que também realizaram a identificação microscópica dos fungos por meio de lâminas preparadas. Os resultados mostraram que 91,9% dos participantes conseguiram correlacionar os modelos tridimensionais com os respectivos agentes fúngicos observados ao microscópio, e 95,5% afirmaram que os modelos facilitaram esse processo. Com isso, a abordagem proposta mostrou eficácia no processo de ensino-aprendizagem, acessível quanto aos recursos utilizados, e relevante para a formação de estudantes de Ciências Biológicas.
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