O Papel do Psicólogo na Atenção Primária à Saúde: Uma Revisão Integrativa da Literatura

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar a atuação do psicólogo na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada nas bases SciELO, BVS, LILACS e Google Acadêmico, considerando publicações entre os anos de 2000 e 2023. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade e avaliação da qualidade metodológica, sete estudos foram incluídos na análise final. Os achados indicam que a atuação do psicólogo na APS tem se consolidado por meio de práticas voltadas à promoção da saúde mental, ao cuidado psicossocial e à reorganização dos processos de trabalho em saúde. Destacam-se a escuta qualificada, o acolhimento, o apoio matricial, as intervenções coletivas e a articulação com outros setores da rede de atenção. Apesar dos avanços, persistem desafios como a formação profissional ainda centrada em modelos clínicos hegemônicos, a fragmentação das práticas de cuidado, a burocratização do trabalho e as dificuldades de inserção nos espaços institucionais. Conclui-se que a presença do psicólogo na APS é estratégica para o fortalecimento da integralidade, da intersetorialidade e da humanização do cuidado, sendo fundamental a valorização de práticas que reconheçam as dimensões subjetivas e sociais da saúde

Biografía del autor/a

Antonny Bruno Martins Ferreira, Prefeitura Municipal de Santa Quitéria

Psicólogo pela Faculdade Princesa do Oeste (FPO). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade do Leste Mineiro (Faculeste). 

André Sousa Rocha, Centro Universitário INTA - UNINTA Campus Itapipoca

Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário INTA – UNINTA – Campus Itapipoca.

Publicado
2025-12-18
Cómo citar
Martins Ferreira, A. B., & Sousa Rocha, A. (2025). O Papel do Psicólogo na Atenção Primária à Saúde: Uma Revisão Integrativa da Literatura. REVISTA CEREUS, 17(4), 134-146. Recuperado a partir de http://pos.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5973