Desenvolvimento e validação de um instrumento tecnológico para assistência preventiva ao câncer de próstata

Abstract

Existe um notório déficit de recursos humanos e capacitação profissional para a Atenção à Saúde do Homem no país, sobretudo para prevenção do câncer de próstata (CaP), sendo as tecnologias auxiliares na manutenção da assistência. O objetivo do estudo foi desenvolver e validar um instrumento tecnológico relacionado a assistência preventiva na Saúde do Homem, com ênfase no CaP. Assim, desenvolveu-se um protótipo de telas, e para validação, selecionou-se 08 avaliadores que avaliaram 12 aspectos do conteúdo, conforme Índice de Validade do Conteúdo (IVC), sendo validados IVC ≥ 0,78 para itens e IVC global ≥ 0,80. Elaborou-se 18 telas, que possibilitam identificar, cadastrar e avaliar os indivíduos com sinais e sintomas ou fatores de risco para o CaP. Na validação, os itens “ linguagem” e “contribuições para o raciocínio clínico” foram invalidados, IVC < 0,78 e, os itens “conteúdo”, “nomenclatura utilizada”, “sequência de informações”, “tamanho da fonte”, “cores”, “visão geral”, “compreensão do conteúdo”, “compreensão do uso”, “representações gráficas”, “formato de questionário”, foram validados, IVC ≥ 0,78. Ademais, o instrumento obteve IVC global ≥ 0,80. Portanto, foi desenvolvido um instrumento passível de auxiliar na assistência preventiva ao CaP, o qual apresentou evidências de validade do conteúdo.

 

 

Author Biography

Bruna Braga Dantas, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2011), especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Integrada de Patos (2011), mestre em Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (2014) e doutora em Biotecnologia - RENORBIO (2018), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência em pesquisa na área de farmacologia celular e molecular, com ênfase na avaliação da atividade citotóxica e anticâncer de moléculas naturais e sintéticas. Atualmente, é Professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Saúde da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité e coordenadora do OCC (Observatório de Câncer do Curimataú), núcleo de estudos destinado ao desenvolvimento e orientação de projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados, sobretudo, a oncologia e a promoção da saúde. 

Published
2025-12-18
How to Cite
Silva Costa, A., & Braga Dantas, B. (2025). Desenvolvimento e validação de um instrumento tecnológico para assistência preventiva ao câncer de próstata. REVISTA CEREUS, 17(4), 82-94. Retrieved from http://pos.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5952