Abordagem didática integrada no ensino de micoses: produção de modelos tridimensionais e identificação microscópica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a efetividade de uma abordagem didática integrada no ensino de micoses humanas por meio da produção de modelos tridimensionais representativos das principais categorias (superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas), avaliando a aquisição de conhecimento teórico e a capacidade dos estudantes de reconhecer, de forma microscópica, os agentes fúngicos relacionados aos modelos produzidos. Para isso, foram confeccionados quatro modelos didáticos representando diferentes tipos de micoses: pitiríase versicolor, esporotricose, criptococose e candidíase, com base em características clínicas e morfológicas descritas na literatura. A exposição ocorreu durante a “Semana Universitária 2024” da Universidade de Pernambuco. Os modelos foram utilizados em uma atividade extensionista com 111 participantes, que também realizaram a identificação microscópica dos fungos por meio de lâminas preparadas. Os resultados mostraram que 91,9% dos participantes conseguiram correlacionar os modelos tridimensionais com os respectivos agentes fúngicos observados ao microscópio, e 95,5% afirmaram que os modelos facilitaram esse processo. Com isso, a abordagem proposta mostrou eficácia no processo de ensino-aprendizagem, acessível quanto aos recursos utilizados, e relevante para a formação de estudantes de Ciências Biológicas.

Biografia do Autor

Danilo Ramos Cavalcanti, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco, Licenciatura em Pedagogia (2022) pela Faculdade Única de Ipatinga, Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (2023) pela Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Biotecnologia Industrial (2013) e Doutorado em Ciências Biológicas (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia (2021), Especialista em Saúde Pública (2021) e Especialista em Gestão Escolar (2022) pela Faculdade Única de Ipatinga. É professor adjunto do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco e atua no setor de diagnóstico micológico do Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Publicado
2025-12-18
Como Citar
Ramos Cavalcanti, D., Serra de Santana, I. M., Domingues Santos, G. E., Cordeiro Bione, M. L., Correia dos Santos, D., Oliveira dos Santos, A. M., & Viegas Campos Cavalcanti, J. (2025). Abordagem didática integrada no ensino de micoses: produção de modelos tridimensionais e identificação microscópica. REVISTA CEREUS, 17(4), 307-319. Recuperado de http://pos.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/6045
Seção
Artigos