Consumo excessivo de açúcar na alimentação infantil e sua influência no desenvolvimento de cárie: uma revisão integrativa
Resumo
Introdução: O consumo de bebidas açucaradas é apontado como um dos principais fatores contribuintes para o surgimento de cáries no público infantil. Objetivo: descrever acerca do consumo excessivo de açúcar na alimentação infantil e sua influência no desenvolvimento de cárie. Metodologia: trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, LILACS, MEDLINE e BBO, utilizando descritores disponíveis nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), Medical Subject Headings e alguns termos sinônimos, sendo conectados através dos operadores booleanos “AND” e “OR”. Além disso, adotou-se os seguintes critérios de inclusão: artigos completos e na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, dos últimos 10 anos e que respondessem à pergunta do estudo. Resultados: A amostra do estudo contemplou oito artigos. Todos foram publicados nos últimos cinco anos, sendo a maioria publicados em periódicos internacionais e na PubMed, envolvendo cerca de 9.298 crianças. Dentre os principais achados, identificou-se a relação entre o consumo excessivo de açúcar na alimentação do público infantil e o surgimento de cárie, fatores associados e sua prevalência, o consumo excessivo de alimentos processados, as atitudes passivas do cuidador em relação à consulta odontológica da criança, a relação entre a presença de cáries e a desnutrição e medidas de prevenção acerca da cárie. Considerações Finais. O estudo possibilitou compreender um pouco mais sobre o consumo excessivo de açúcar na alimentação do público infantil e traz sua relação com o desenvolvimento de cárie, assim como trouxe outros aspectos relacionados ao tema e meios de preservação.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.