Produção científica de revistas brasileiras de Enfermagem sobre crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista
Susy Hellen Kran Cardoso, Marcinêis Milhomem da Silva Campos, Gabriel Martins Cabral, Bruna Lima Silva, Leidiene Ferreira Santos, Juliana Bastoni da Silva
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento e compromete áreas como aprendizado, comunicação, interação social e comportamento. Tais alterações afetam diretamente crianças e seus familiares, o que requer assistência multiprofissional precoce para proporcionar melhor desenvolvimento infantil e, consequentemente, contribuir para a adaptação familiar a esse contexto. Este estudo identificou e analisou a produção científica nacional em revistas de Enfermagem, que publicaram sobre crianças com TEA. A revisão integrativa incluiu periódicos nacionais classificados nos estratos Qualis A1, A2, A3, A4 e B1 pela classificação do quadriênio 2017-2020. A busca de artigos, sem limite temporal, foi realizada durante o período de julho a outubro de 2023 e a amostra final foi de 31 artigos. Os resultados apontaram 61% de revistas no estrato B1, 65% dos artigos nos últimos cinco anos, 65% com abordagem qualitativa e 58% apresentaram enfoque nos familiares, pais e/ou mães de crianças com TEA. Os resultados indicam que os profissionais de saúde precisam investir em formação e na realização de pesquisas com enfoque voltado para a assistência de enfermagem e multiprofissional às crianças com TEA, a fim de contribuir para inclusão e qualidade de vida dessas crianças e familiares.
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