Associação fisiopatológica entre o hipotireoidismo clínico e a síndrome metabólica: uma revisão integrativa

Adryelle Vieira Melo, Leonardo Gonçalves Lopes Borges, Thiago Dias Araújo, Irineu Rasera Jr Maranhão.

  • Adryelle Vieira Melo FESAR-FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA
  • Irineu Rasera Junior FESAR- FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA
  • Leonardo Gonçalves Lopes Borges FESAR-FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA
  • Thiago Dias Araujo FESAR-FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Resumen

INTRODUÇÃO: A disfunção tireoidiana influencia diretamente o metabolismo de lipídios e glicose, além de impactar a pressão arterial e o peso corporal, fatores associados ao desenvolvimento e agravamento da síndrome metabólica (SM). A disfunção da glândula tireoide pode alterar importantes vias metabólicas, favorecendo o surgimento de componentes da SM. Este estudo tem como objetivo investigar como o hipotireoidismo, tanto clínico quanto subclínico, se relaciona com as alterações metabólicas que contribuem para a progressão da SM. MATERIAIS E MÉTODOS: baseou-se em uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos nas bases de dados PubMED, LILACS e SciELO, utilizando descritores como "hipotireoidismo", "tireoidite de Hashimoto", "hipotireoidismo subclínico" e "síndrome metabólica". Foram incluídos seis artigos que relacionam o hipotireoidismo a fatores metabólicos como obesidade, hipertensão, hiperlipidemia e hiperglicemia. RESULTADOS: indicam que o hipotireoidismo está associado à SM por meio de sua influência negativa no metabolismo lipídico, resistência à insulina e acúmulo de gordura abdominal. Essas alterações aumentam significativamente o risco de doenças cardiovasculares e complicações metabólicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o hipotireoidismo, especialmente o subclínico, desempenha um papel relevante no aumento do risco de SM.  

Biografía del autor/a

Adryelle Vieira Melo, FESAR-FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Atualmente, é acadêmico do curso de Medicina, no 7º período, na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, em Redenção - PA.

Irineu Rasera Junior, FESAR- FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência no Hospital das Clínicas (HC) em Cirurgia Geral. Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo (AMB). Doutor em Bases Gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD). Título de Excelência em Cirurgia Bariátrica (ICE - SRC). Título de Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica. Responsável Técnico pela Clínica Bariátrica de Piracicaba/SP (10.000 cirurgias bariátricas). Professor de Medicina na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR/AFYA) em Redenção/PA.

Leonardo Gonçalves Lopes Borges, FESAR-FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Atualmente, é acadêmico do curso de Medicina, no 7º período, na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, em Redenção - PA.

Thiago Dias Araujo, FESAR-FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Atualmente, é acadêmico do curso de Medicina, no 7º período, na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, em Redenção - PA.

Publicado
2024-12-04