Saúde mental dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da covid-19: revisão integrativa
Rodrigo Lima Matos, Agnete Troelsen Pereira Nascimento Manuela Bastos Alves, Filipe Bonfim Nunes, Rosany Claudia Dantas Pereira
Resumen
Este estudo teve o objetivo de realizar uma revisão integrativa das principais evidências científicas sobre saúde mental dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da COVID-19. Trata-se de um estudo do tipo Revisão Integrativa. A busca dos artigos foi realizada no período de julho a outubro de 2023, através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e suas bases indexadas MEDLINE, LILACS e BDENF – Enfermagem. Foram selecionados 12 artigos, o que culminou em duas categorias: Os impactos da pandemia na saúde mental da equipe de enfermagem e Formas de enfrentamento dos profissionais de enfermagem. Dessa forma, percebeu-se, por meio deste levantamento, que a saúde mental dos profissionais de enfermagem está bastante comprometida devido à situação de pandemia. As formas de enfrentamento que os profissionais enfermeiros utilizavam no momento pandêmico foram diversificadas como práticas espirituais e religiosas, atividade física, alimentação balanceada, suporte com especialistas em saúde mental. A crise global de saúde resultou em impactos físicos, emocionais e psicológicos significativos nesses indivíduos.
Palavras-chave: Pandemia; Infecções por coronavírus; COVID-19; Saúde mental; Profissionais de Enfermagem
Derechos de autor 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.