Associações entre variáveis antropométricas, de movimento e pressão arterial de adolescentes: uma perspectiva por análise de rede
Rafael Gomes dos Santos, Ana Paula Cerqueira Neves, Haryson Rogeres Arcanjo de Oliveira, Thalles Henrique Rodrigues Oliveira, Davi Brito Cordeiro de Andrade, José Fernando Vila Nova de Moraes 1 Mestrando em Educação Física. Universidade Federal do Vale d
Resumo
A diminuição na prática de atividade física tem acarretado no aumento do excesso de peso e doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial. Assim, este artigo teve como objetivo verificar a associação entre variáveis antropométricas, de movimento e pressão arterial de adolescentes. Participaram 139 escolares com idades entre 14 e 18 anos. Foram medidas a massa corporal, estatura, circunferência da cintura (CC) e dobras cutâneas do tríceps e panturrilha. O índice de massa corporal (IMC) e a gordura corporal (GC) foram calculadas. As variáveis de movimento foram avaliadas por meio de questionário de atividade física (IPAQ), e a pressão arterial foi medida em repouso. Os dados foram analisados por meio da Correlação de Spearman (SPSS 25.0) e análise de rede (JASP 0.16.2.0). Foram encontradas correlações significativas entre o IMC, pressão arterial sistólica (PAS) (r=0,414; p<0,001) e diastólica (PAD) (r=0,332; p<0,001); CC, PAS (r=0,429; p,0,001) e PAD (r=0,258; p=0,002); GC, PAS (0,175; p=0,040) e PAD (0,185; p=0,029); e GC e comportamento sedentário na semana (r=0,171; p=0,044). A análise de rede revelou que as variáveis que mais influenciaram na pressão arterial foram o IMC e a CC. Conclui-se que houve associação entre as variáveis antropométricas, de movimento e pressão arterial de adolescentes.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.