Associação fisiopatológica entre o hipotireoidismo clínico e a síndrome metabólica: uma revisão integrativa
Adryelle Vieira Melo, Leonardo Gonçalves Lopes Borges, Thiago Dias Araújo, Irineu Rasera Jr Maranhão.
Resumo
INTRODUÇÃO: A disfunção tireoidiana influencia diretamente o metabolismo de lipídios e glicose, além de impactar a pressão arterial e o peso corporal, fatores associados ao desenvolvimento e agravamento da síndrome metabólica (SM). A disfunção da glândula tireoide pode alterar importantes vias metabólicas, favorecendo o surgimento de componentes da SM. Este estudo tem como objetivo investigar como o hipotireoidismo, tanto clínico quanto subclínico, se relaciona com as alterações metabólicas que contribuem para a progressão da SM. MATERIAIS E MÉTODOS: baseou-se em uma revisão integrativa da literatura, com busca de artigos nas bases de dados PubMED, LILACS e SciELO, utilizando descritores como "hipotireoidismo", "tireoidite de Hashimoto", "hipotireoidismo subclínico" e "síndrome metabólica". Foram incluídos seis artigos que relacionam o hipotireoidismo a fatores metabólicos como obesidade, hipertensão, hiperlipidemia e hiperglicemia. RESULTADOS: indicam que o hipotireoidismo está associado à SM por meio de sua influência negativa no metabolismo lipídico, resistência à insulina e acúmulo de gordura abdominal. Essas alterações aumentam significativamente o risco de doenças cardiovasculares e complicações metabólicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o hipotireoidismo, especialmente o subclínico, desempenha um papel relevante no aumento do risco de SM.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.