Desafios no acesso da Atenção Básica: uma análise dos obstáculos para à saúde
Rodrigo Artur Freiesleben, Mateus Batista de Andrade Barcelos, Natália Pereira Lima, Marina Teixeira Silva, Maria Tereza Carvalho de Moura, Ana Lúcia Straus Painkow, Mateus Silva Santos, Sávia Denise Silva Carlotto Herrera
Resumo
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso universal, e envolve saúde, desenvolvimento econômico-social e participação social. Para um funcionamento ideal, ações educativas e comunicação eficaz são essenciais, exigindo que os profissionais de saúde estejam preparados. Contudo, pacientes enfrentam barreiras na adesão medicamentosa e acompanhamento médico, especialmente em áreas remotas. Este trabalho investiga as razões da não adesão às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e identifica fatores que influenciam o acesso à saúde. Para realização de tal objetivo foi realizado uma revisão sistemática utilizando a Biblioteca Virtual em Saúde, com descritores específicos. Os resultados encontrados destacam desafios na adesão aos serviços da APS no Brasil, incluindo consultas puerperais, tratamento de hipertensão, uso de medicamentos por idosos e casos de diabetes mellitus. Também foram avaliados os efeitos da telemedicina. Conclui-se que a falta de estratégias educacionais e deficiências na infraestrutura impactam diretamente a utilização dos serviços fornecidos pelas UBS.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.