Instrumentos de avaliação ensino- aprendizagem na simulação realística em saúde: revisão da literatura
Luana Regina Ferreira Figueiredo, Helena Ferraz Gomes, Patrícia Britto Ribeiro de Jesus, Jessica Ferreira Soares, Janeide de Moraes Caldas Andrade5, Luana Ferreira de Almeida, Tiago Meirelles Lourenço Ragauskas, Vanessa Galdino de Paula
Resumo
Introdução: A simulação realística permite que o estudante realize treinamentos e desenvolva o pensamento crítico e o raciocínio clínico. Esses treinamentos podem ser avaliados a partir de escalas de satisfação e autoconfiança, instrumentos capazes de medir a qualidade do aprendizado. Objetivo: identificar na literatura os principais instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem utilizados por graduandos e profissionais de saúde na simulação realística. Resultados: Foram selecionados 13 artigos que avaliam a motivação com a Simulação Realística, os cenários, a infraestrutura, a autoconfiança, satisfação, debriefing e o conhecimento dos participantes na prática simulada. Conclusão: As avaliações das atividades simuladas podem ser úteis para o aperfeiçoamento dos cenários e consequentemente, melhoria das habilidades adquiridas no processo ensino-aprendizagem na saúde, repercutindo na prática profissional.
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