Fortalecimento de Raízes e Identidades: Práticas Interculturais na Educação Escolar Indígena Javaé no Tocantins

  • Joana Fernandes Castro Unirg - Universidade de Gurupi
  • Edna Maria Cruz Pinho Universidade de Gurupi
  • Jussara Resende Costa Universidade de Gurupi - Campus Paraíso
  • Rafael Silva Oliveira Universidade de Gurupi
  • Marcilene de Assis Alves Araujo Universidade de Gurupi
  • Douglas Ferreira Galvão Universidade de Gurupi
  • Sarah Houganys Lacerda dos Santos Universidade de Gurupi

Resumo

O artigo analisa os resultados do projeto “Formação de Professores Indígenas, Direitos Humanos e Temas Contemporâneos: Transversalidade e Cidadania na Escola Indígena Javaé”, desenvolvido nas escolas Tainá e Watakuri, localizadas nas aldeias Kanuanã e Boa Esperança, na Ilha do Bananal, Tocantins. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a metodologia de pesquisa-ação com foco em práticas interculturais e teve como objetivo fortalecer a educação escolar indígena por meio da valorização da identidade cultural, da língua Iny Rybè e da promoção da cidadania. As atividades incluíram oficinas pedagógicas, produção de materiais didáticos bilíngues e debates sobre direitos humanos e direitos indígenas. Os resultados apontaram avanços na qualificação das práticas docentes, na preservação da cultura e no fortalecimento da consciência de direitos na comunidade. No entanto, persistem desafios estruturais, como dificuldades logísticas, escassez de recursos tecnológicos e a necessidade de formação continuada para os profissionais envolvidos. Conclui-se que as metodologias participativas e interculturais foram fundamentais para consolidar uma educação escolar indígena crítica, contextualizada e comprometida com a preservação dos saberes ancestrais e o fortalecimento do protagonismo social do povo Javaé. O estudo contribui, assim, para o debate sobre políticas educacionais voltadas à diversidade étnico-cultural e à justiça social no contexto das escolas indígenas.

Publicado
2025-12-18
Como Citar
Fernandes Castro, J., Edna Maria Cruz Pinho, Jussara Resende Costa, Rafael Silva Oliveira, Marcilene de Assis Alves Araujo, Douglas Ferreira Galvão, & Sarah Houganys Lacerda dos Santos. (2025). Fortalecimento de Raízes e Identidades: Práticas Interculturais na Educação Escolar Indígena Javaé no Tocantins. REVISTA CEREUS, 17(4), 95-109. Recuperado de http://pos.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5954
Seção
Artigos